ETIQUETA CRISTÃ – Lucas 14.7-14

| 25-10-2015 14:28:28

Jesus é nosso mestre e nós somos seus discípulos, mas vemos que Ele também é mestre em etiqueta, boas maneiras (v.7), pois expõe sabiamente a importância de uma vida humilde e confiante e que toda a exaltação procede somente de Deus.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 5.1).

Vivemos o tempo da inversão de valores, autopromoção, vida material em primeiro lugar, egoísmo, autossuficiência, mentiras, rebeldia, corrupção, etc., a tudo isto chamam de esperteza.

01. Ser humilde

Ser humilde é ser submisso, dependente de Deus e nunca ficar se autopromovendo.

Lucas 14.8-10: Quando por alguém fores convidado para um casamento, não procures o primeiro lugar; para não suceder que, havendo um convidado mais digno do que tu, ​vindo aquele que te convidou e também a ele, te diga: Dá o lugar a este. Então, irás, envergonhado, ocupar o último lugar. ​Pelo contrário, quando fores convidado, vai tomar o último lugar; para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, senta-te mais para cima. Ser-te-á isto uma honra diante de todos os mais convivas.

As pessoas que não são humildes não sabem ocupar o seu lugar; não sabem ouvir, só querem ser ouvidas; não se submetem as autoridades, vivem interferindo onde não são chamadas. As pessoas que não são humildes são infelizes e amargas porque vivem na contramão das autoridades.

Por outro lado, as pessoas humildes são felizes: Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus - Mateus 5.3.

Todos os que se humilham serão exaltados. Se na sociedade em geral as pessoas se esforçam para manter uma aparência humilde, muito mais necessária é a humildade no Reino de Deus.

Lucas 1.52 (cântico de Maria): ​Derribou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes.

02. Nunca se exaltar

A exaltação e a autopromoção transformam as pessoas em verdadeiros "bobos da corte", pois, todos os que se exaltam serão humilhados (Lucas 14.11).

2º Crônicas 32.25-26: Mas não correspondeu Ezequias aos benefícios que lhe foram feitos; pois o seu coração se exaltou. Pelo que houve ira contra ele e contra Judá e Jerusalém. Ezequias, porém, se humilhou por se ter exaltado o seu coração, ele e os habitantes de Jerusalém; e a ira do SENHOR não veio contra eles nos dias de Ezequias.

Diariamente o mundo propõe muitas razões para nos exaltarmos e nos autopromovermos, pois, à medida que vamos aceitando tais exaltações, mais nos afastamos de Deus e sua Palavra. Cuidado, quem se exaltar, certamente por Deus será humilhado.

Quem procura se promover, "ocupar os melhores lugares" sem ser convidado, na verdade está dizendo que não necessita do Poder de Deus na sua vida, nem das autoridades. O termo "ocupar os melhores lugares" representa a autossuficiência das pessoas, auto exaltação. Tudo aquilo que fazemos sem Deus é autopromoção.

1ª Pedro 5.6: ​Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ELE, em tempo oportuno, vos exalte,  lançando sobre ELE toda a vossa ansiedade, porque ELE tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.

Nunca se exaltar significa depender totalmente do Deus Vivo e confiar NELE somente.

03. Fazer cortesias sem esperar recompensas

Lucas 14.12-14: Disse também ao que o havia convidado: Quando deres um jantar ou uma ceia, não convides os teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem vizinhos ricos; para não suceder que eles, por sua vez, te convidem e sejas recompensado. ​Antes, ao dares um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos; ​e serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos.

Este banquete ou ceia representa a obra redentora de Deus através de seu Filho Jesus; Ele veio para buscar e salvar o perdido (Lucas 19.10), ou seja, os estrangeiros, rejeitados, os pobres e miseráveis (Mateus 1.21).

Deus odeia o jeitinho, quer misericórdia, então significa que, como discípulos de Jesus, devemos sempre oferecer excelência sem esperar recompensas.

- A recompensa não vem por mão humana.

- A recompensa vem de Deus através de seu Filho Jesus Cristo.

Jesus quer que sejamos altruístas e generosos; quer que sejamos seus imitadores, pois Ele veio para servir e não para ser servido. Jesus veio para os excluídos e quer que sejamos agentes do Seu amor e misericórdia porque éramos estes excluídos, seu amor nos alcançou.

Conclusão

Jesus é o Senhor da mesa, Ele é o grande Rei, portanto, os Crentes, a sua Igreja, somos agraciados por participarmos desta mesa real. Ninguém tem o direito de "se achar" melhor que os outros, nosso único direto é de sermos humildes. Reconheça que Jesus quer humildade e não autopromoção.

Lucas 18.11-14: O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; ​jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! ​Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha  será exaltado (Mateus 18.2-5).

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 25.10.2015 - Manhã.