IMITADORES DE DEUS – Efésios 5.1-14

| 25-01-2016 9:08:53

Imitador é quem toma alguém como modelo para agir de forma semelhante. Aqui a ordem é para sermos imitadores de Deus assim como os filhos imitam os pais.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 4.7).

Desde os tempos mais antigos, Deus ordena que sejamos seus imitadores: Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. - 1ª Pedro 1.18 (Levítico 19.2).

Como se comportam os imitadores de Deus?

01. Andam como Filhos Amados

O maior interesse dos "filhos amados" deve estar centrado no propósito de sempre agradar o coração do Pai, sendo seus imitadores.

Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças. Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus - Efésios 5.1-5.

"Andai em amor como Cristo", então, além de sermos santos como Deus é santo, devemos também ser imitadores de Cristo de forma que Deus receba nossa vida como oferta e sacrifício de aroma suave. Aos filhos amados convém andar em santidade, ou seja, afastados de toda a impureza e servindo somente ao Deus Vivo, sem praticar coisas inconvenientes ao Reino de Deus e a sua Igreja.

Qualquer Crente que tornar-se ingrato, deixando de obedecer a Palavra de Deus não tem parte na herança eterna com Jesus. Longe de nós andarmos como filhos da desobediência.

Temos andado como filhos amados?   

02. Não se Deixam Enganar

O verdadeiro imitador de Deus não deixa-se enganar com palavras vãs.

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais participantes com eles - Efésios 5.6-7.

Um ditado popular diz que "ninguém quer ir sozinho para o inferno", por esta razão os filhos das trevas vivem praticando obras de engano para desviarem os filhos da luz.

Assim digo para que ninguém vos engane com raciocínios falazes - Colossenses 2.4.

03. Andam como Filhos da Luz

Deus é luz e não há trevas na sua presença, sendo Ele nosso Pai, exige que andemos como filhos da Luz.

Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade), provando sempre o que é agradável ao Senhor - Efésios 5.8-10.

As trevas não fazem parte da vida dos imitadores de Deus, pois, em Jesus são feitos filhos da luz, portanto devemos andar como filhos da luz. Os prazeres e os seus gostos estão focados em agradar ao Senhor.

Os imitadores de Deus não serão apanhados de surpresa no dia do juízo: Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa; porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas - 1ª Ts 5.5.

Como o Pai e o Filho são um, os imitadores de Deus também são imitadores de Jesus: De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. - Joao 8.12.

Temos andado como filhos da Luz?

04. Não participam das obras das trevas

Jesus veio para nos libertar do império das trevas: Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor - Cl 1.13.

E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha. Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz. Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará - Efésios 5.11-14.

Se Deus nos libertou do império das trevas para sermos seus imitadores, como filhos amados, então jamais seremos cúmplices nas obras infrutíferas, participando das obras das trevas.

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia - 1ª Pe 2.9-10.

Se você já é um imitador de Deus, agora não participa das obras das trevas.

Conclusão

Você é um imitador de Deus?

Agora você já sabe como vivem os imitadores de Deus.

- Andam como Filhos Amados

- Não se Deixam Enganar

- Andam como Filhos da Luz

- Não participam das obras das trevas

Tem sido assim a tua caminhada como imitador de Deus?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 24.01.2016 - manhã.