ESCOLHIDOS POR DEUS – Efésios 1.3-7

| 03-03-2016 22:46:30

Em Cristo todas as pessoas são escolhidas para receber toda a sorte de benção espiritual; é como um vaso, cumprirá a sua função se estiver cheio da presença de Deus, assim seu conteúdo terá valor e será fonte de bênçãos para as pessoas.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 4.0).

Nos escolheu nele" no original Grego tem o sentido direto que Deus NOS ESCOLHEU PARA ELE MESMO, em Cristo. A Bíblia inteira chama as pessoas para este amor eletivo de Deus, oferecendo alegria e vida abundante.

01. Desde antes da fundação do mundo

Pelo fato de sermos escolhidos por Deus antes da fundação mundo, aí vemos o grande amor que tem pela humanidade, apesar de sermos pecadores. Um atleta quando é escolhido para competir ele deve aceitar as regras daquela modalidade ou fica fora; assim acontece no Reino de Deus, obedecemos a sua Palavra ou ficamos fora.  

"Nos escolheu, NELE, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ELE".

O conceito de eleição está mudado, antes somente Israel era a nação escolhida, agora toda a humanidade recebe a mesma eleição. O cristianismo não é uma inovação, mas é a continuidade, sim a continuidade do eterno plano Divino para cada pessoa.

2ª Tm 1.9: Deus nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos.

Esta escolha "antes da fundação do mundo", "antes dos tempos eternos" é para sermos santos e irrepreensíveis perante ELE. A escolha está feita por Deus deste os tempos eternos, mas o ideal Divino é santidade e obediência.

02. Para sermos seus filhos

Qualquer processo de adoção pelas leis terrenas é bem complexo e demorado, mas o processo de adoção por Deus já está pronto desde os tempos eternos, basta aceitarmos a salvação de Deus por meio de seu Filho Jesus Cristo.

"Em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito (consentimento, aprovação) de sua vontade".

O processo para adoção está pronto, você quer ser um verdadeiro filho de Deus?

Romanos 10.9-11: Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.

A salvação acontece pela regeneração e adoção, somos recriados a imagem de Deus e adotados quando aceitamos o sacrifício libertador do Senhor Jesus.

Nós somos escolhidos por Deus para sermos seus filhos, por meio de Jesus!

Agora o Espírito Santo pergunta, temos vivido como verdadeiros filhos de Deus?

Somos escolhidos por Deus, em Cristo, para coisas grandiosas daqui da terra e do Céu. A primeira coisa grandiosa que acontece é aceitarmos que somos escolhidos por Deus, pois, somente assim passamos a viver exatamente como Ele manda.

Quando uma pessoa se converte, acontece adoção de mais um filho na grande Família de Jesus, a Glória e a Graça de Deus se manifestam, o amor de Deus é derramado e muitas outras vidas recebem a Palavra da Salvação.

03. Para glorificá-lo

Deus quer compartilhar a sua Glória com toda a humanidade, mas Ele é justo e aceita somente pessoas que obedecem as Leis do seu Reino.

"Para louvor da glória de sua graça, que ELE nos concedeu gratuitamente no Amado"

Ele tem o mesmo propósito eterno para todas as pessoas, mas somente a sua Igreja é chamada para glorificá-Lo. O mundo toma conhecimento da Graça de Deus através da Igreja, o Corpo de Cristo.

Como Igreja viva somos escolhidos por Deus para manifestar a sua gloriosa Graça para que muitas outras pessoas recebam o grande a salvação por meio de Jesus.

2ª Co 4.15: Porque todas as coisas existem por amor de vós, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para glória de Deus.

04. Para recebermos libertação

Redenção ou libertação é o regaste das pessoas por Jesus Cristo, livrando-as do pecado e da morte.

"No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça"

Toda a humanidade é escolhida por Deus para a libertação, mas Ele permite que cada pessoa decida viver nas trevas ou na sua maravilhosa luz.

1ª Pedro 2.9: Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Conclusão

Somos escolhidos por Deus antes da fundação do mundo, mas é impossível você encher um vaso entulhado ou tapado; abra o teu coração, jogue fora todos os entulhos espirituais e permita que Deus derrame salvação e libertação, até que fique transbordante do Espírito Santo de Deus.

Espere em Cristo e receba abundante derramamento de Deus! 

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 28.02.2016 - manhã.