NO TEMPO DA GRAÇA – Efésios 2.4-10

| 10-03-2016 13:30:48

Graça significa Favor; receber benevolência; ser tratado com estima; direito de Salvação e perdão dos pecados concedido por Deus em Cristo, pela obediência.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 4.4).

Você sabia que o Tempo da Graça de Deus tem validade? -Vence no dia do Juízo Final, quando os filhos da obediência irão para a vida eterna com Jesus e os rebeldes irão para a condenação eterna. É urgente vivermos corretamente no tempo da Graça.         

01. Deus revela seu grande amor

No Tempo da Graça Deus revela o seu grande amor de maneira inconfundível, estando enojado de sacrifícios de animais envia seu próprio Filho como sacrifício pelos nossos pecados.

Efésios 2.4-5: Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos.

No Tempo da Graça Deus tem uma proposta de vida, não com o mundo, mas juntamente com Cristo: João 3.16-18: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que NELE crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ELE. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

Você tem recebido a revelação do grande amor de Deus?

1ª João 3.1-2: Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.

02. Deus ressuscita mortos

Temos alguns relatos na Bíblia de pessoas que ressuscitaram pelo poder de Deus, também temos d.C muitos relatos de pessoas que cietificamente estavam mortas e voltaram a vida, mas, Deus no Tempo da Graça não dá somente a vida terrena como também tem poder para dar a vida eterna com Ele.

Efésios 2.6-9: Juntamente com ELE, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

O apóstolo Paulo afirma que estava morto nos seus crimes e pecados, mas recebeu nova vida em Cristo Jesus. Devemos abandonar todos os pecados e andar em novidade de vida, ou seja, negar os desejos da carne e viver para Deus em Cristo Jesus. Deus ressuscita mortos, ressuscitou seu Filho Jesus e juntamente com ELE ressuscita todos os que se convertem.

1ª Pedro 2.24: carregando ELE mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.

João 3.7: Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.

"Pela graça sois salvos, mediante a fé"

É o Tempo da Graça, sem a Graça de Deus através de seu Filho continuamos mortos nos nossos pecados. Recebemos vida com Deus por fé, por esta razão Jesus afirma: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto? - João 11.25.

03. Deus declara que somos criados em Cristo Jesus para boas obras

Pela desobediencia no Paraíso o homem passou por uma terrivel destruição e tornou-se pecador, agora no Tempo da Graça,  conforme João 3.16, "todo o que NELE crê" é recriado/regenerado para boas obras, com direito à vida eterna.

Efésios 2.10: Pois somos feitura DELE, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Deus criou o homem a sua imagem e semelhança (Gênesis 1.27) para boas obras e ter  perfeita comunhão, sendo que com a desobediencia Adão e Eva perderam a perfeição; por consequência do pecado a humanidade ficou degenerada. Mas, por causa do seu grande amor, Deus quer que todas as pessoas sejam regeneradas ou criadas em Cristo para boas obras. Esta é a vontade de Deus desde a fundação do mundo.

Tiago 2.14-18: Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.

Quando falamos de boas obras logo pensamos em caridade, esmolas ou ajudar outras pessoas. É um triste engano pensar assim, pois, as boas obras começam em mim como Templo do Espírito Santo. Eu sendo restaurado Deus criará oportunidades para que participe com boas obras na restauração de outras vidas.

Conclusão

No Tempo da Graça Deus revela o seu grande amor; ressuscita mortos e Declara que somos criados em Cristo Jesus para boas obras.

No Tempo da Graça, o Espírito Santo afirma pela boca de Paulo "Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados" apelando para a nossa inteligência com entendimento: "por causa do grande amor com que nos amou, ​e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo".

No Tempo da Graça tudo ficou mais fácil, basta crer que pela Graça somos salvos, basta sermos Crentes na redenção de Deus através de seus filho Jesus.   

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 06.03.2016 - manhã.