OS CONVIDADOS - Lucas 14.15-24

Pr. Paulino Cordeiro | 12-06-2016 19:42:24

É uma honra ser convidado para uma grande ceia, vemos no texto lido que o anfitrião tem grande alegria na comunhão e deseja ter pessoas bem conhecidas para compartilhar.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 3.8).

Jesus pronunciou estas Palavras quando comia pão na casa de um fariseu, importante político de Israel. Nota-se que as pessoas estavam deslumbradas com a presença de Jesus, já imaginando-O como futuro rei de Israel.

Vemos que os convidados, mencionados na parábola, pareciam ser íntimos do Senhor da ceia, mas colocaram os seus interesses pessoais acima dos valores que envolviam aquela importante comunhão.

01. Os convidados são excluídos

Percebemos que havia alguém, na ceia, deslumbrado com a presença de Jesus e com o Reino, se projeta no futuro ao expressar; "bem-aventurado aquele que comer pão no Reino do céu". Este homem não havia entendido que Jesus falava aos judeus e anunciava oportunidade de salvação para todos.

Jesus chama este homem e os demais ouvintes à realidade presente, pois não adianta olhar para o futuro sem viver o Reino presente.

Então, Jesus continua falando por parábolas para abrir-lhes o entendimento: Lucas 14.16-20 - Ele, porém, respondeu: Certo homem deu uma grande ceia e convidou muitos. À hora da ceia, enviou o seu servo para avisar aos convidados: Vinde, porque tudo já está preparado. Não obstante, todos, à uma, começaram a escusar-se. Disse o primeiro: Comprei um campo e preciso ir vê-lo; rogo-te que me tenhas por escusado. Outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las; rogo-te que me tenhas por escusado. E outro disse: Casei-me e, por isso, não posso ir. Mateus 22.4-5 - Enviou ainda outros servos, com esta ordem: Dizei aos convidados: Eis que já preparei o meu banquete; os meus bois e cevados já foram abatidos, e tudo está pronto; vinde para as bodas. Eles, porém, não se importaram e se foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio.

Vinde, porque tudo já está preparado... (Mateus 11.28-30).

Lucas 14.16 "certo homem (Deus) deu uma grande ceia e convidou muitos" e fica claro que todos teriam aceito o convite, pois, tendo a mesa pronta mandou chamar os convidados.

Lucas 14.17-20 os convidados, um a um, deram desculpas esfarrapadas e fugiram do compromisso já firmado.

Começaram a escusar-se... Deus não exclui, as pessoas se excluem!

Não se importaram... Deus não exclui, as pessoas se excluem!

E se foram... Deus não exclui, as pessoas se excluem!

E no dia do juízo, estes que se foram, qual será o seu destino?

Lucas 14.24 Vos declaro que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha Ceia.

Que tristeza, os convidados se excluíram!

02. Os excluídos são convidados

Repentinamente aconteceu uma mudança radical, o coração do anfitrião se endureceu contra os convidados excluindo-os e encheu-se de amor pelos excluídos convidando-os para estarem com ele.

Voltando o servo, tudo contou ao seu senhor. Então, irado, o dono da casa disse ao seu servo: Sai depressa para as ruas e becos da cidade e traze para aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos. Depois, lhe disse o servo: Senhor, feito está como mandaste, e ainda há lugar. Respondeu-lhe o senhor: Sai pelos caminhos e atalhos e obriga a todos a entrar, para que fique cheia a minha casa. Porque vos declaro que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia - Lucas 14.21-24.

Lucas 14.21 A mesa está pronta para servir a muitos. A alegria de quem oferece a ceia é ver a mesa cheia de convidados. Se muitos recusaram o convite, muitos outros estão esperando este convite e famintos: "Sai depressa para as ruas e becos da cidade e traze para aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos".

O servo busca os excluídos e presta contas ao seu senhor: "Feito está... e ainda há lugar... sai pelos caminhos e atalhos e obriga a todos a entrar, para que fique cheia a minha casa" - Lucas 14.22-23

03. O Senhor da Ceia

Jesus, primeiramente fala ao povo de Israel, a Igreja antiga, que se excluiu do Reino, como também fala aos Crentes do Tempo da Graça, que abertamente tem se excluído da comunhão, dando preferência aos afazeres do mundo.

Deus não aceita lugares vazios na sua Mesa, quer ter Comunhão Santa com muitos Filhos e Filhas, por isto Ele ordenou ao seu Filho Jesus e a sua Igreja: "Sai depressa para as ruas e becos da cidade e traze para aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos".

Conclusão

O dono da ceia tem um coração maravilhoso, não se contenta com a mesa quase cheia, ele quer a mesa cheia.

Os chamados foram excluídos e os excluídos foram chamados.

Quem são os convidados que têm faltado ao convite do Senhor, quem são aqueles rejeitados que o Senhor os recebe?

Neste exato momento, eu sou um triste convidado excluído ou um feliz excluído convidado?

Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro - Apocalipse 19.9.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 12.06.2016 - Noite.