ALEGRIA E DELÍCIAS - Salmo 16

| 29-07-2016 10:43:17

O sonho da humanidade é de viver a vida alegremente e experimentar suas delícias constantemente.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 4.2).

Como conquistar este tão desejado estilo de vida?

Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente - v. 11.

O salmista Davi expressa um profundo sentimento de fidelidade e de gratidão, de alegria e de confiança em Deus. É o estilo de vida recomendado a todos os verdadeiros Crentes.

Não usarei outras referências para sustentar a doutrina da fidelidade, pois está fartamente esclarecida de Genesis a Apocalipse, inclusive fidelidade é fruto do Espírito.

01. Disposição para ser fiel a Deus - v. 1-6

Estes primeiros seis versículos expressam a sinceridade de Davi revelando sua disposição para ser fiel a Deus. Ele coloca exclusivamente nas mãos de Deus tudo o que faz e tudo o que é e tem.

a) Sua segurança - v. 1: Guarda-me, ó Deus, porque em Ti me refugio.

Ele se refugia em Deus como a única e suficiente segurança para a sua própria vida.

b) Suas riquezas e bem estar - v.2: Digo ao SENHOR: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente.

Seu bem estar depende unicamente de Deus, pois, ele declara: Tu és o meu SENHOR, o meu bem maior. Com certeza tinha em mente a máxima do amor a Deus, conforme Dt 6.5: Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.

c) Sua comunhão - v. 3: Quanto aos santos que há na terra, são eles os notáveis nos quais tenho todo o meu prazer.

Ele tem convicção da sua fidelidade a Deus e, também, se espelha e tem prazer na fidelidade de seus companheiros da fé espalhados pela terra, pois são eles os notáveis.

d) A sua adoração - v. 4: Muitas serão as penas dos que trocam o SENHOR por outros deuses (ídolos); não oferecerei as suas libações de sangue, e os meus lábios não pronunciarão o seu nome - v.4.

Ele entende muito bem as conseqüências da idolatria e se mostra como um fiel adorador, a ponto de nem sequer pronunciar o nome de ídolos.

e) Suas ambições - v. 5-6: O SENHOR é a porção da minha herança e o meu cálice; tu és o arrimo (apoio, amparo) da minha sorte. Caem-me as divisas em lugares amenos, é mui linda a minha herança - v.5-6.

Esta é uma linda declaração de fidelidade e amor a Deus, sua maior ambição é nada menos do que estar com Deus e declara que sua sorte é o SENHOR. Sente-se tão abençoado que seus obstáculos se tornam pequenos, pois, sua herança maior é o Grandioso Deus. Sente-se realizado com Deus. Há riqueza maior?

Você está entendendo como é importante ser fiel para colher alegria e delícias?

02. Convicção da fidelidade de Deus - v. 7-11

Agora Davi, na condição de servo obediente, passa a exaltar ao Deus fiel pelas bênçãos recebidas.

a) Orientação - v. 7: Bendigo o SENHOR, que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina.

Deus, na sua fidelidade, não só ensina, mas adestra aos seus filhos, até enquanto dormem, para que possam enfrentar a dura realidade da vida.

b) Proteção - v. 8: O SENHOR tenho-O sempre à minha presença; estando Ele à minha direita, não serei abalado.

É impressionante a certeza da fidelidade de Deus; ele tem plena convicção de que Deus está sempre presente, à sua direita em todas as situações, de maneira que se sente encorajado para vencer todas as lutas.

c) Salvação do pecado e da morte - v. 9-10: Alegra-se, pois, o meu coração, e o meu espírito exulta; até o meu corpo repousará seguro. Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.

Notamos o forte entendimento que Davi tinha sobre a Salvação, pois declara que o seu ser completo (alma, espírito e corpo) está seguro porque Deus é fiel. Ele tem Deus como um amigo fiel que nunca o deixará perecer e o seu entendimento é de que este Amigo o levará para a eternidade.

d) Felicidade Eterna - v. 11: Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.

Davi conclui este hino da fidelidade de uma forma magnífica, insuperável, pois, ele está visualizando vida abundante por andar nos Caminhos do SENHOR; é uma caminhada sem interrupção, plena de alegria que finalizará com delícias eternamente.

Conclusão

Alegria e Delícias são promessas de Deus aos fieis, ao passo que tristeza e dissabores estão reservados aos infiéis.

Como o Rei Davi, experimente a alegria e as delicias da fidelidade!

Hoje, nossas condições são privilegiadas, pois temos Jesus que advoga por nós junto ao Pai (1ª João 2.1) e temos o Espírito Santo de Deus que habita em nós (1ª Coríntios 3.16) e por nós intercede (Romanos 8.26).

Jesus é fiel para cumprir sua promessa de Apocalipse 2.10: Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 01.05.2011 e 23.07.2016 - noite.