O IMPOSSÍVEL ACONTECE - Ezequiel 37.1-14

Pr. Paulino Cordeiro | 20-08-2016 8:53:50

Veio sobre mim a mão do SENHOR; Ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos - v.1-2.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 4.1). 

Ezequiel deixado no meio de um vale de ossos secos, não foi por acaso, Deus queria ensinar-lhe algumas lições de vida. Ele precisava crescer na sua comunhão com Deus, vivenciar o sobrenatural e ter contato com aquilo que humanamente é impossível.

Você tem percebido o vale dos ossos secos? Ali é um lugar onde o impossível acontece.

01. O impossível acontece quando confio em Deus

Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: SENHOR Deus, tu o sabes - v.3.

Ante aos terríveis fatos acontecidos diariamente, Deus me pergunta: Poderão as pessoas mudarem e os milagres acontecerem? Sim SENHOR, eu confio em Ti e vejo pessoas recebendo nova vida por meio de Jesus. Sou uma testemunha viva que o impossível acontece quando confiamos na Palavra do SENHOR Deus.

Você tem visto o impossível acontecer?

Para quem lê a Bíblia, tem comunhão com Deus e com os irmãos, aprende a confiar em Deus e o impossível deixa de existir, pois, o nosso Deus tudo pode.

Faça como Ezequiel diante do impossível: SENHOR Deus, Tu o sabes!

02. O impossível acontece quando profetizo o que Deus manda

Fé para agir como Deus manda - Obediência: Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. Assim diz o SENHOR Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o SENHOR. Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito. Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Profetizei como Ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso - v.4-10.

Você já pensou como seria desastroso se Ezequiel parasse de profetizar a Palavra de Deus? A morte continuaria dominando aquele vale (uma figura de Israel)!

O mundo é o vale dos ossos secos. E disse-lhes Jesus: Ide por todo o mundo e profetizai o Evangelho a toda as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado a permanecer no vale dos ossos secos, sem a vida eterna - Marcos 16.15-16 parafraseado.

Há um numeroso exercito no vale dos ossos secos, só receberá a vida se você confiar em Deus e profetizar o que Ele manda.

E daí, vai ficar aí parado, de boca fechada, vendo a morte dominar multidões?

03. O impossível acontece quando a "sepultura" é aberta

No sentido espiritual, Israel era um vale de ossos secos. Em Ezequiel 37.11-13 está escrito: Então, me disse Deus: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados. Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Eis que abrirei a vossa sepultura, e vos farei sair dela, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. Sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir a vossa sepultura e vos fizer sair dela, ó povo meu - v.11-13.

Que área de tua vida está presa numa sepultura? Sua família, seu trabalho, sua vida espiritual, suas finanças, sua vida?

Deus mostrou a Ezequiel, um vale de ossos secos e, pela Palavra Profética, deu vida aqueles ossos para que ele entendesse o que estava acontecendo a Israel e o que pretendia fazer àquele povo.

Aceite a Palavra Profética, deixe Deus abrir a sepultura, Ele quer dar vida e vida com abundância!

Se você se sente um monte de ossos secos, sem valor nenhum, eu profetizo, conforme a Palavra de Deus: Ossos secos ouvi a palavra do SENHOR: Assim diz o SENHOR a estes ossos secos: Restaurarei a tua família, o teu trabalho, a tua vida espiritual, as tuas finanças, a tua vida em todas as dimensões. Levante-te e anda com o poderoso Exército de Deus.

Você permite que Deus abra a tua sepultura?

Deus quer te dar uma nova vida, a decisão é tua, abra teu coração, a sepultura ficará vazia e você cheio de vida.

Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que Eu, o SENHOR, disse isto e o fiz, diz o SENHOR - v.14.

Conclusão

Onde você está, profetizando aos ossos secos, entre os ossos secos ou já é nova criatura, cheio de vida?

Deus dá nova condição de vida, além do vale dos ossos secos, fora da sepultura, não volte ao estado anterior, siga vitoriosamente no exército dos vivos.

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 12.04.2009 e 14.08.2016.