CRIATURA OU FILHO DE DEUS - 1ª Co 2.14 a 3.3

| 02-11-2016 22:56:21

Todo o ser humano tem a mesma estrutura, ou seja, é formado por corpo, alma e espírito. Da mesma forma, todo o homem é orientado por cinco sentidos; visão, tato, olfato, audição e paladar.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 7.3).

Durante o tempo em que o ser humano é guiado somente pelos seus recursos naturais ele é insensível ao mundo sobrenatural do Reino de Deus. As coisas de Deus lhe são loucura.

Só há uma solução, pela Graça, tornar-se filho de Deus. Quando acontece a conversão o Espírito Santo de Deus toma conta da criatura e daí em diante já não é mais uma criatura guiada apenas pela sua inteligência natural, mas, uma nova criatura guiada pela inteligência sobrenatural, ou seja, pelo Espírito Santo de Deus.

01. Homem natural

 Antes da conversão ao Senhor Jesus, todas as pessoas estão perdidas e no mesmo estado de Adão e Eva após a rebeldia no Paraíso. As pessoas no seu estado natural só confiam na força do seu braço e nas suas habilidades intelectuais; é um jogo onde vale tudo.

Houve um tempo em que as pessoas que não roubavam e nem matavam eram consideradas boas; hoje este número está muitíssimo reduzido, é este o estado natural da humanidade e a cada dia fica pior. 

1ª Co 2.14 - Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente.

Quando alguém que ainda está no estado natural se encontra com um colega convertido ao Cristianismo, sua primeira expressão é "você ficou louco?" As coisas de Deus lhe são loucura.

02. Homem carnal

A pessoa carnal está vivendo um conflito interior, num momento quer ser Crente e noutro momento quer os prazeres da carne e até pensa que está indo para o Céu.

1ª Co 3.1-3 - Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?

A pessoa carnal é aquela que quer ser Crente, mas não confia no Deus Salvador, nem entrega a sua vida nas mãos DELE, acha que é tão esperta a ponto de querer passar a conversa até em Deus.

03. Homem espiritual

Irmãos, o desejo de Deus é que sejamos todos espirituais, por isto é que vou dedicar maior tempo neste ponto, pois, assim, cada um poderá identificar que tipo de Crente é.

O homem espiritual está a serviço de Deus por tempo integral.

3.1 Não oferece seu corpo ao pecado

Rm 6.12-13 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.

Rm 12.1 - Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

3.2 - Tem a mente de Cristo

Rm 12.2 - E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente.

1ª Co 2.15 - Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.  Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.

3.3 - Sua emoção é dominada pelo Espírito Santo

Gl 5.22-23 - Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

3.4 - Sua vontade está alinhada com a vontade de Deus

Fp 2.13 - Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.

Salmo 37.4-6 - Agrada-te do SENHOR, e ELE satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia NELE, e o mais ELE fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia.

3.5 - Seu espírito é a lâmpada do SENHOR

Pv 20.27 - O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo.

Zacarias 12.1 - Sentença pronunciada pelo SENHOR contra Israel. Fala o SENHOR, o que estendeu o céu, fundou a terra e formou o espírito do homem dentro dele.

1ª Co 2.11-12 -  Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.

3.6 - Cristo habita no homem espiritual

Gl 2.20 - Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

2ª Co 3.16-17 - Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.

Conclusão

O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreeensíveis na vinda do nosso Senhor Jesus Cristo. Fiél é o que vos chama, o qual também o fará - 1ª Ts 5.23-24.

Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão - Gálatas 5.1.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em - 25.02.2007 - 04.09.2011 - 29.10.2016 - 20.10.2018.