ANSIEDADE - Filipenses – 4.4-13

Pr. Paulino Cordeiro | 13-12-2016 10:12:15

Ansiedade é um sentimento que gera confusão mental, medo, tensão, inquietação.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 9.1).

Ansiedade é opressão; angústia; dificuldade de respiração; inquietação de espírito; desejo veemente por coisas que estão fora de seu domínio; impaciência ante a impotência.

Causa sérias perturbações no modo de agir, é por isto que a Bíblia recomenda colocar tudo na presença do SENHOR, para não cair na ansiedade. 1ª Pedro 5.6-7: Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ELE, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ELE toda a vossa ansiedade, porque ELE tem cuidado de vós.

Podemos dizer que ansiedade é uma virose espiritual das trevas, que ataca pela alma (pensamento) do ser humano, visando colocá-lo num caos total.

01.   Como aparece a Ansiedade?

Herança familiar, pela forma que a pessoa foi educada, enfim, convivência com pessoas ansiosas e principalmente por desorganização.  O ansioso, porque vive querendo "abraçar o mundo", não vive o presente e atrai incertezas e desconforto quanto ao futuro.

Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! - Jeremias 17.5.

A autossuficiência leva a realizar coisas pelo poder humano, ignorando o poder de Deus, com isto, entrando em sérios conflitos de incapacidade que gera, imediatamente, a ansiedade.

A ansiedade é uma doença que nasce na mente humana, gerando confusões e distúrbios comportamentais.

02.   Sinais e efeitos da Ansiedade

Inquietação, não consegue relaxar, inconstante no humor, com crises de euforia, facilmente fica nervoso, parece uma bomba pronta para explodir.

Sempre está reclamando de alguém ou de alguma coisa, é vitima de tudo e de todos.

Apresenta uma memória debilitada e muita dificuldade para se concentrar. Por andar em tensão constante, freqüentemente tem problemas musculares. Também, tem dificuldades para repousar adequadamente enquanto dorme.

É comum, os ansiosos sofrerem de problemas estomacais e intestinais; alterações no batimento cardíaco; tremores; respiração ofegante; fraquezas; formigamento dos membros, etc.

Há profissionais que afirmam ser benéfico um pouco de ansiedade, que leva a pessoa a ter uma melhor produtividade, mas a Bíblia diz: Não andeis ansiosos de coisa alguma - Filipenses 4.6 e Mateus 6.25.

A ansiedade é sempre maléfica ao ser humano, é uma semente maligna lançada na alma, que produzirá frutos nocivos ao corpo, à alma e ao espírito, portanto é altamente destrutiva.   

03. Derrotando a ansiedade

A ansiedade é uma cruel inimiga que só se instalará na nossa alma se permitirmos. Fomos criados por Deus para a felicidade completa, mas a escolha é nossa, portanto vejamos os conselhos para derrotarmos a ansiedade:

- A alegria tonifica a vida do ser humano, por isto costumamos cantar que "a alegria está no coração de quem já conhece a Jesus". O apostolo Paulo afirma: Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos - Filipenses 4.4. O Salmista, também, verbaliza a sua alegria: Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR - Salmo 122.1.

- A moderação é uma qualidade que denota equilíbrio e derrota a covardia do ansioso (2ª Timóteo 1.7): Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor - Filipenses 4.5.

- Fale mais com Deus sobre você, tuas necessidades e lutas, lance toda a preocupação aos pés do SENHOR, ore sempre: Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças - Filipenses 4.6.

- Quando você descansa no SENHOR, recebe a verdadeira Paz, pois disse Jesus: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize - João 14.27.

Agora Paulo afirma: Não andeis ansiosos de coisa alguma... e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus - Filipenses 4.6-7.

- Ocupe o teu pensamento somente com coisas boas, de Deus: Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento - Filipenses 4.8.

- Pratique e ande nos ensinamentos da Bíblia: O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco - Filipenses 4.9.

- Pare de murmurar e viva alegremente, Cante louvores a Deus: - Filipenses 4.10-11: Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade. Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.

- Lembre-se que no Nome de Jesus somos mais que vencedores: Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso NAQUELE que me fortalece - Filipenses 4.12-13.

Conclusão

Repito, a ansiedade é maligna e destrutiva, é a causa de muitos malefícios que assolam a sociedade humana. A ansiedade tira a pessoa da vida presente, projetando-a para o futuro. É sabido por todos que para sermos felizes precisamos viver o presente momento, pois, o futuro a Deus pertence.

Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Mateus 6.27.

Receba o convite de Jesus: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma - Mateus 11.28-29.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 26.08.2007 e 26.02.2012 e 09.12.2016.