COMPORTAMENTO DOS JUSTOS – Salmo 01.1-3

| 24-02-2017 15:58:11

As pessoas, quando querem afirmar que todas as alternativas levam à mesma solução, usam a velha expressão "todos os caminhos levam a Roma" e, assim, tentam afirmar que todas as religiões levam a Deus Pai.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 16.1). 

Justos, segundo a Bíblia, são pessoas que se converteram dos seus maus caminhos, recebendo a Salvação e a Justificação no Sangue de Jesus, o Filho de Deus (Romanos 5.18-19). O comportamento é determinante, o justo não anda, não se detém, nem se assenta com os perversos.

01. Os justos não andam segundo o conselho dos ímpios.

Não andar segundo o conselho dos ímpios é comportar-se conforme a Palavra de Deus, negando as imposições, conselhos e práticas dos ímpios.

Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? 2ª Coríntios 6.14-15.

O jugo desigual é uma permissão para que outras pessoas possam contrariar ou questionar as nossas regras de fé e pratica ensinadas na Bíblia.

Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas - Provérbio 1.10.

Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes - 1ª Coríntios 15.33.

Portanto, os justos negam e não aceitam os maus conselhos, não aceitam as seduções nem praticam as imposições do mundo.

02. Os justos não andam no caminho dos pecadores.

Todos nós sabemos muito bem o que é um caminho, todos os caminhos levam a algum destino, então quem anda no caminho dos pecadores seu destino é a morte. Portanto os justos não andam por caminhos que conduzem a morte.

Jesus é o Caminho para os justos: E vós sabeis o caminho para onde eu vou. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim - João 14.4-6.

O nosso Deus é o Deus que tudo vê, Ele é Onisciente e Onipresente, portanto conhece cada passo e cada pensamento nosso.

Salmo 1.6: Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.

Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo - Pv 4.14.

Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do SENHOR - Salmo 119.1.

03. Os justos não se assentam na roda dos escarnecedores.

Os justos não se assentam na roda dos escarnecedores porque eles estão assentados nos lugares celestiais em Cristo Jesus (Efésios 2.6).

Não me tenho assentado com homens falsos e com os dissimuladores não me associo - Salmo 26.4.

Os escarnecedores querem envolver os justos nas suas fofocas, intrigas, piadinhas maldosas, se dedicam com astucia infernal para desviar os Crentes da santidade.

E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as - Efésios 5.11.

04. Os justos meditam (pensam) na Palavra  dia e noite.

Meditar na Palavra, eis a maior fonte de riqueza!

Os justos tomam posse dessa riqueza, assim recebem poder e autoridade para vencer o maligno. Quem medita na Palavra torna-se prospero, feliz e com vida equilibrada.

Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos - Salmo 112.1.

Os conselhos de Deus são poderosos instrumentos para o sucesso.

Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido - Josué 1.8.

Conclusão    

O que acontece na vida de quem é justo? 

Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido - Salmo 1.3 (Pv 11.28)

O que fazer para comportar-se como um Justo?

Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor - 2ª Timóteo 2.19 (Romanos 10.9-10).

O que fazer para permanecer no Comportamento dos Justos?

Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha Palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará - João 8.31-32.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 18.02.2017.