NELE PODEMOS CONFIAR - João 14.1-3

Pr. Paulino Cordeiro | 01-04-2017 15:26:37

É possível confiar nas pessoas, em tempos de tanta falsidade?

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 15.3).

Provavelmente você já ouviu alguém dizer "dou minha palavra" e, também, já ouviu a resposta "tua palavra não vale nada". De fato, vivemos numa sociedade onde predomina a desconfiança e a palavra das pessoas tem pouco valor.

É triste a situação da humanidade, mas resta uma esperança, temos Jesus, um Homem de Palavra que cumpriu e continua cumprindo tudo o que prometeu.

Jesus é o divisor, Ele veio para separar o verdadeiro do falso; o confiável do não confiável; o puro do impuro; veio para nos dar vida abundante; NELE podemos confiar.

01. Com a falsidade predominante, é possível viver em Paz? - v.1

Este tem sido o questionamento de muita gente boa: como viver em paz em meio a tanta falsidade e cruéis oportunistas?

Jesus oferece a solução, Nele podemos confiar: Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em MIM.

Com outras palavras, Ele está dizendo: Não entrem em pânico, tenham a mente limpa, fechem as janelas da alma para que a poluição do mundo não embace a vossa fé, confiem e obedeçam a Deus, confiem e obedeçam ao que Eu mando - v.1

É possível viver em paz?

NELE podemos confiar, Jesus é o bom pastor - João 10.11-15: Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.

A maioria das pessoas vivem como folhas levadas pelo vento, com a mente confusa, sem paz, porque ainda não aprenderam a confiar em Deus, conforme Jesus manda.

Costumo afirmar uma coisa que pratico sempre: Não sabe o que falar, não fale; não sabe o que fazer não faça, porque agindo sem entendimento facilmente você torna-se um infrator da Lei de Deus ou da Lei dos homens.

Então, o que fazer?

Salmo 37.5-6: Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia NELE, e o mais ELE fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia (Efésios 4.11-16)

É possível viver em paz? Sim, disse Jesus: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize - João 14.27.  

02. Temos um lugar na Casa do Pai? - v.2

Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.

Todos nós gostamos de ter um lugar. É confortável saber que temos um lugar para morar; na mesa; na Igreja; na empresa onde trabalhamos; no coração das pessoas e principalmente no coração e na casa do Pai, mas nunca poderemos esquecer de que este lugar deve ser conquistado com obediência e dedicação (Mateus 11.12).

Existe conforto maior do que possuir um lugar na casa do Pai?

Quem prometeu é fiel, Jesus, Nele podemos confiar!

O Espírito Santo de Deus, através do Apóstolo Paulo, afirma que no sobrenatural isto já aconteceu aos convertidos, só está faltando Jesus voltar.

Efésios 2.4-6: Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos, e, juntamente com ELE, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.

Você já tomou posse do teu lugar, obedecendo a tudo o que Deus manda? Nele podemos confiar!

03. Quem nos receberá na Casa do Pai? - v.3 e 6

E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para MIM mesmo, para que, onde EU estou, estejais vós também. Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por MIM.

Muito bem, Jesus já foi e está à direta do Pai; já preparou um número infinito de lugares; já tem multidões de pessoas salvas assentadas nos Lugares Celestiais (Efésios 2.6); agora, falta apenas o Seu retorno para recebermos corpo glorificado (1ª Coríntios 15.53-56) e permanecermos eternamente, como irmãos de Jesus, junto do Pai.

Nunca poderemos esquecer de que os anfitriões da Casa só recebem amigos, disse Jesus: Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, SE fazeis o que eu vos mando - João 15.13-14.

Conclusão  

O único Homem digno de toda a nossa confiança é Jesus; NELE podemos confiar!            

1ª Coríntios 15.57-58:  Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 26.10.2008 e 24.03.2013 e 25.03.2017- noite.