FOCO CERTO – Salmo 121

| 26-07-2017 21:30:54

Foco é o ponto de convergência da nossa atenção visual e intelectual. Em se tratando de erros e acertos, tudo depende do modo de cada um focar sua atenção.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 16.3). 

 

Ilustração: Uma pessoa vai ao psiquiatra para consultá-lo paga a sua consulta e é chamado para contar o seu problema:

- Toda vez que estou na cama, acho que tem alguém embaixo. Aí eu vou embaixo da cama e acho que tem alguém em cima. Pra baixo, pra cima, pra baixo, pra cima. Estou maluco!

O psiquiatra se prontifica: Deixe-me tratar de você durante um bom período. - Venha três vezes por semana, e eu curo este problema.

Paciente: - E quanto o senhor cobra? 

Doutor: - Uma consulta cada vez que vier.

Paciente: - Bem, eu vou pensar (3 por semana... 12 por mês... 144 por ano????).

Passados seis meses, eles se encontram na rua.

Doutor: - Por que você não me procurou mais?

Paciente: - Doutor ficaria muito caro, mas, aí um carpinteiro me curou por R$10 reais.

Doutor: - Ah é? Como?! Como?! Como?!

Paciente: - Por R$ 10,00 ele cortou os pés da cama...

Moral da história: Há uma grande diferença entre foco no problema e foco na solução.

O Salmista, provavelmente estando em apuros no deserto, nos dá uma grande lição de FOCO CERTO, pois, ele não fica olhando para a sua crise, mas, para AQUELE que tem a solução para todas as crises. Preste muita atenção que, se você ainda não sabe, então aprenderá a pratica do FOCO CERTO.

01. Olhar para a solução do problema - v. 1-2

O Salmo dá a entender que se trata de um viajante solitário, na travessia de um deserto e se depara com um grande problema.

O perigo era grande, o perigo estava diante de seus olhos, mas, qual foi a sua atitude? Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.

Este viajante não perdeu tempo na autocomiseração, olhando para si e seu perigo, mas olhou para o alto dos montes, buscando a Deus, pois, o Criador anda por lugares elevados. O salmista não vê Deus nos problemas, vê Deus acima dos problemas.

O Profeta Amós expressa bem o sentimento de confiança em Deus, sentida pelo viajante: Porque é ELE quem forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual é o seu pensamento; e faz da manhã trevas e pisa os altos da terra; SENHOR, Deus dos Exércitos, é o seu nome - Amós 4.13. 

Cuidado, você pode estar perdendo pessoas e coisas, talvez perdendo a própria salvação por estar com sua visão mal focada!  

02. Olhar para AQUELE que te mantém em pé - v. 3a

Aprenda com este viajante solitário; se a sua confiança já está focada no SENHOR, que fez o céu e a terra, então ELE não permitirá que os teus pés vacilem.

Se você está sem paz, sem alegria, vacilante e se sentido ameaçado..., certamente está olhando para aquilo que te derruba e não está focando sua visão NAQUELE que te mantém em pé.

Quem vive distraindo as pessoas para que caiam? - Certamente que são os poderes das trevas!

Só cai a pessoa que deixa de cumprir os Mandamentos de Deus, cai mesmo que quebre somente um Mandamento.

Gênesis 2.16-17: E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia - 1ª Coríntios - 10.12.

03. Olhar para AQUELE que te guarda - 3b

O viajante solitário focou sua visão NAQUELE que tem a solução para o problema; entendeu que, além de receber socorro, também é sustentado em pé; agora, sua visão fica completamente focada, pois entende que Deus sempre o guardará. Não dormitará aquele que te guarda.

Veja a capacidade DAQUELE que te guarda:

ELE não dorme: É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel - v.4.

ELE está sempre presente: O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita - v. 5.

ELE te protege a todo o tempo e em todos os lugares: De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.        

Conclusão

Certamente, tendo o foco certo, você evitará muitos meles. Deus focou seu amor na salvação de todos os pecadores, por isto enviou seu Filho como o nosso Redentor.

Se você não fizer como o salmista e deixar de focar sua visão no Deus Criador, certamente acabará sendo prisioneiro de alguém.

Deus tem sua visão com FOCO CERTO, esperando que nos ajustemos com a sua visão: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna - João 3.16.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 20.03.2011 e 15.07.2017.