PROPÓSITOS DO TESTEMUNHO DE JOÃO - João 20.24-31

Pr. Paulino Cordeiro | 20-01-2018 10:58:44

Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram. Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome - João 20.29-31.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 20.0). 

Este homem escreve com tanta convicção, por quê?

Será que queria chamar a atenção para si próprio?

João é tão despreocupado com a sua pessoa a ponto de escrever o evangelho sem assumir a autoria, mas todos os estudiosos chegaram à conclusão de que é ele o autor. É claro ele deixou umas pistas:

João 21.24: Este é o discípulo que dá testemunho...

João 19.26: Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho.

João 13.23 e 25: Ali estava conchegado a Jesus um dos seus discípulos, aquele a quem ele amava... Então, aquele discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: Senhor, quem é?

Convido a todos para refletirmos um pouco sobre o propósito do testemunho deste santo homem.

01.    Despertar fé nova

O mundo estava nas trevas, o testemunho é que Jesus não veio para julgar, veio para salvar.

João tem o firme propósito de testemunhar sobre Jesus e seus milagres para despertar fé nova, gerar conversões: Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em MIM não permaneça nas trevas. Se alguém ouvir as minhas Palavras e não as guardar, EU não o julgo; porque EU não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo - João 12.46-47.

Estes sinais, porém, foram registrados para que creiais... (João 20.31). João tem a preocupação de registrar os principais eventos da vida de Jesus para que muitos recebam a salvação.

Alguns milagres de Jesus: Bodas de Caná da Galiléia (João 2.1-11); A cura do filho de um oficial do rei (João 4.46-54); a cura de um paralítico (João 5.1-17); a multiplicação dos pães (João 6.1-13); a mulher adultera (João 8.3-11); a cura de um cego de nascença (João 9.1-41); a ressurreição de Lázaro (João 11.32-45); A segunda pesca maravilhosa (João 21.4-11).

Todo testemunho de João é para que creiais que Jesus é o Cristo, Ungido de Deus, e NELE crendo tenhais vida eterna.

02.    Reavivar a fé já existente

As pessoas sabem que Deus existe, mas não sabem como crescer na fé. O testemunho Cristão é a alavanca propulsora que projeta o coração do ser humano para a Luz de Jesus.

... Foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus... (João 20.31).

Os judeus eram o povo santo de Deus, tinham fé em Deus, mas não aceitaram o novo estilo de vida proposto por Jesus e não creram por que amaram mais a glória dos homens do que a Glória de Deus (João 12.37-43).

O Apóstolo João testemunha sinais e maravilhas realizados em Israel, que havia presenciado na companhia de Jesus, mesmo assim aquele povo não aceitou e continua negando-O até hoje. Jesus veio apresentar pessoalmente o Deus vivo de Israel, com o propósito de reavivar a fé daquele povo, mas, como sabemos foi rejeitado e crucificado como o maior dos malfeitores.

Como está você? Como os Judeus do tempo de Jesus?

Você aceita o testemunho de João com o seu propósito mais profundo e verdadeiro... ter vida em nome de Jesus?

João diz, no poder do Espírito Santo, que o seu testemunho a respeito de Jesus é para que você creia que ELE é o todo poderoso Filho de Deus e que NELE crendo tenha vida eterna (João 3.16).

03.    Revelar Poder

Atualmente o ser humano conhece os poderes do mundo, que têm se multiplicado como nunca, mas nenhum poder terreno conduz à vida eterna com Deus Pai. Jesus veio revelar o Verdadeiro Poder!

... para que, crendo, tenhais vida em SEU NOME...

Jesus veio revelar todo o poder do Pai: ...há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? - João 14.9.

Não fostes vós que me escolhestes a MIM; pelo contrário, EU vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ELE vo-lo conceda - João 15.16.

João havia experimentado a vida ao lado do Todo Poderoso Filho de Deus, e mais, vivia no poder do Espírito Santo, por isso o seu testemunho é verdadeiro (João 21.24).

João 3.16: existe revelação de maior poder que este? - Boas novas do amor de Deus e da vida eterna!

Veja que testemunho lindo: De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida - João 8.12.

João dá testemunho de todo o poder de Deus por meio do nosso Salvador Jesus.

Conclusão

Irmãos, se João dá um testemunho tão verdadeiro e nos apresenta um estilo de vida tão inovador, porque não tomar posse de tão grande benção para nós e nossos filhos?

Se os sinais, maravilhas e todos os ensinamentos de Jesus estão ao nosso alcance, porque não despertar para uma fé nova?

Porque não há um constante reavivamento na fé dos cristãos?

Se o poder de Deus está à nossa disposição, porque não usufruirmos tão grande poder, conforme Atos 1.8?

Multidões testemunham sobre inúmeros falsos poderes, será que isto não é culpa dos Cristãos que têm se calado?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 30.09.2007 e 01.04.2012 e 13.01.2018.