TESOUROS - Lucas 12.13-34

Pr. Paulino Cordeiro | 04-04-2018 13:33:39

Existe um conflito interno, em cada ser humano, entre a busca por tesouros materiais ou tesouros espirituais, pois, ambos fazem parte da vida terrena.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 23.5).  

Se nos desviarmos do equilíbrio, segundo a Bíblia, e pendermos para a caça de riquezas terrenas, que são temporárias, as riquezas espirituais não farão parte de nosso plano de vida.

Só temos uma saída, que é buscar a sabedoria, como fez o Rei Salomão (2º Crônicas 1.7-12) que foi aprovado por Deus: ... sabedoria e conhecimento são dados a ti, e te darei riquezas, bens e honras, quais não teve nenhum rei antes de ti, e depois de ti não haverá teu igual.  

Quando nos agradamos, em primeiro lugar, na busca dos tesouros de Deus as demais riquezas serão acrescentadas (Mt 6.33).

01. Tesouros terrenos e seus perigos

Quem concentra seus esforços na busca de tesouros terrenos, vê até o SENHOR Jesus como uma fonte de lucro, assim como agiu o homem avarento: Mestre ordena a meu irmão que reparta comigo a herança (v.13).

a) O perigo da avareza - v.13-21

Nesse ponto, um homem que estava no meio da multidão lhe falou: Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas Jesus lhe respondeu: Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós? Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.

Jesus sempre esteve cercado de grandes multidões, com interesses exclusivamente terrenos, apenas uns poucos obedeciam às suas pregações e tornavam-se discípulos.

O avarento, que era da multidão, não olhou para Jesus como o Salvador, mas como alguém que poderia intimidar o seu irmão e proporcionar um grande lucro, a herança. A vida de um homem não consiste na abundância de bens, o que entesoura para si mesmo é pobre para com Deus.

O homem avarento vive agindo por sua conta, seus planos e propósitos visam acumular riquezas, e está sempre firmado somente nos valores terrenos. Pobre ser humano que assim age, pois, não sabe o que lhe está reservado para o minuto seguinte.

O avarento apela para tudo, visando o sucesso para obter riquezas: Amuletos, fitinhas, votos tolos - promessas a ídolos, mantras, oferendas, enfim, o avarento na sua triste busca por lucros fáceis se torna presa fácil nas mãos de oportunistas.

b) O perigo da ansiedade - v.22-26

Notem bem a diferença entre a multidão e os discípulos: A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes. Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves! Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras?

Se Deus alimenta toda a natureza, porque ficarmos ansiosos quanto ao que havemos de comer ou vestir? Se Deus dá o corpo e a vida, porque Ele não daria o alimento e a veste aos seus filhos?

A ansiedade é inútil e inimiga da prosperidade, mesmo que você não acredite, toda a provisão procede de Deus. A ansiedade é uma grave doença espiritual que impede a ação de Deus e anula a fé. 

A ansiedade conduz a pobreza e desgraça: Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal. Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra - Salmo 37.8-9.

02. Tesouros espirituais e sua excelência - v. 27-34

Se a avareza e a ansiedade nada resolvem, então só temos uma saída: Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé! Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. Buscai, antes de tudo, o Seu Reino, e estas coisas vos serão acrescentadas. Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o Seu Reino. Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome, porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração - v.27-34.

A ansiedade e a avareza impedem o ser humano de OBSERVAR as leis Divinas. Deus é provedor e sustentador de toda a criação; na beleza de Sua santidade e amor conhece cada uma das nossas necessidades. Basta observarmos que veremos a Glória de Deus em toda a sua criação e, assim, estaremos aprendendo a receber o Seu sustento.

O avarento briga por heranças terrenas (v.13), porém, o discípulo sabe que o Pai se agradou em dar por herança o Seu Reino (v.32).

Conforme versículos 33-34, onde está o teu tesouro, na terra ou no Céu?

O mapa do Tesouro chama-se Bíblia, leia e experimente a Glória de possuir o maior de todos os tesouros. Observe atentamente o Mapa do Tesouro!

Conclusão

Como tem sido o teu dia-a-dia, uma doentia caçada ao tesouro das riquezas terrenas ou uma sabia busca usando o mapa do tesouro, a Bíblia?

O avarento, que ainda está na multidão, por amor ao dinheiro comete fraudes das mais diversas, inclusive no tocante a dízimos e ofertas, entretanto, o discípulo de Jesus obedece a tudo o que Ele manda para herdar o Reino de Deus.

O galardão, ou seja, a recompensa da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, e honra, e vida - Provérbio 22.4.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 29.03.2009 e 28.07.2013 e 31.03.2018.