Estudo 21 - Espírito Santo - Quem recebe o Espírito Santo

Pr. Paulino Cordeiro | 10-12-2006 13:23:31

  Temos muitas promessas no VT sobre a vinda do Espírito Santo, vejamos a profecia de Joel 2.28: E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões.

No NT, Lc 3.16: disse João Batista a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

E conforme Atos 1.8, Jesus disse: mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. (Atos 1.8)

E O DERRAMAMENTO/BATISMO/PROMESSA se cumpriu na Festa das Colheitas (dia de Pentecostes), conforme Atos 2.1-21.

 

A partir de hoje estaremos entendendo toda a obra do Espírito Santo na vida do Crente.

Quem recebe o Espírito Santo?

  • Quem recebe a Palavra da Salvação e crê em Jesus como o seu único e suficiente Salvador: Romanos 10.9-10; Efésios 1.12-13; Atos 2.38.

  • Quem é batizado no Corpo de Cristo/Igreja: 1ª Co 12.12-13.

 

Até o dia de Pentecostes o povo de Deus ainda não tinha o Espírito Santo, apenas tinham a promessa de Jesus (At 1.8). Naquele dia cumpriu-se a promessa do derramamento, mas nem todos ficaram Cheios do Espírito. Vemos, também, nas cartas de Paulo que as pessoas recebiam o Espírito Santo, mas nem sempre ficavam cheias do Espírito. Vamos discernir tudo pela Bíblia. Este é apenas o 1º estudo, tudo ficará esclarecido.

Para o meu crescimento espiritual:

  • Quero guardar no coração (Sl 119.11): 1ª Co 12.13.

  • Quero ler (Mt 22.29; Jo 5.39): Atos Cap. 08 a 14.

  • Quero refletir diariamente nos textos deste estudo.

Examinando os textos:

Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus. (Mateus 22.29)

 

01. Conforme Joel 2.28, ao recebermos o Espírito Santo, somos capacitados para três Dons: E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas ___________________, vossos velhos ____________, e vossos jovens terão ________________.

02. Em Atos 1.8, vemos que ao recebermos o Espírito Santo nos tornamos __________________ de Jesus.

03. Lc 3.16 ... Ele (Jesus) vos ______________ com o Espírito Santo e com fogo.

 

04. Quem recebe o Espírito Santo? (marcar opção certa)

Batizar, no Grego, quer dizer mergulhar introduzir, ser envolvido. As pessoas são introduzidas/mergulhadas no Reino quando se convertem, pois, é aí que o Espírito Santo toma conta delas.

(  ) Quem confessa Jesus como Senhor e crê no coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo (Rm 10.9).

(  ) Quem ouve a Palavra de Deus e crê, é selado, recebe o Espírito Santo.

(  ) Dom quer dizer presente/Graça. Quem se arrepende dos pecados e aceita Jesus como Senhor, recebe um maravilhoso presente de Deus, o Espírito Santo (At 2.38).

(  ) Todo aquele que é batizado/introduzido/mergulhado no Corpo de Cristo/Igreja (1ª Co 12.13).

 

Vida com Jesus não é de apenas ouvir falar, mas de andar com Jesus. Tudo o que você ouvir falar do Espírito Santo confira nas palavras de Jesus e dos Seus apóstolos.

 

Mt 10.16 .... vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.