Diferença entre Seguir e Servir - Jo 12.20-30 (25-26)

26) | 11-12-2006 13:42:44

Muitas pessoas afirmam que estão servindo a Deus, e aparentemente até parece que falam a verdade. Não se enganem, a maneira de viver retrata o que realmente a pessoa é, acabrá expressando o que tem no seu íntimo. O Senhor Jesus, que vê a diferença, exorta: "Se alguém me serve, siga-me."

01. Quem serve a Jesus, vence o "ego (eu)

A vida, aqui na terra, é passageira e só terá um verdadeiro sentido se for colocada a seriço de Deus, pois assim estaremos conquistando a vida eterna com Deus.

Quem serve ao Senhor Jesus renuncia à sua própria vida a fim de preservá-la - v.25.

Quem serve deixa-se crucificar com Cristo: Galátas 2:19-20 - Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

02. Quem serve a Jesus, segue-o

Seguir é estar onde está Jesus: v.26 - Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará.
Seguir a Jesus é atender ao seu chamado: Mateus 9.9 - Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu.

Seguir a Jesus é deixar os ídolos: 1ª Ts 1.9 - pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro.

Seguir a Jesus é servir de todo o coração: Efésios 6.6 - não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus.

Seguir a Jesus é servir no poder Espírito: Gálatas 6.8 - Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.

Seguir a Jesus é ser honrado pelo Pai: v.26 - E, se alguém me servir, o Pai o honrará.


Conclusão

Seguir a Jesus é mais do que apenas servir-lhe na aparência. Seguir a Jesus implica completa mudança de vida. Somente seguimos a Jesus quando renunciamos à nossa própria vida para deixar que a vida de Cristo apareça em nós, conforme Gl 2.19-20.

Pr. Paulino Cordeiro