Sermão 79 – Exercendo Autoridade – 2ª Tm 2.1-13

| 11-12-2006 21:47:46

"V. 1 - Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus". "Ef 2.10- Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder".

É muito confortante esta Palavra, pois, podemos contar sempre com a presença fortalecedora de Jesus.

Em Mt 28.18 e 20, Jesus disse: .. "V.18 Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra" e "V. 20, Eis que estou convosco todos os dias, até à consumação do século". Se temos Jesus na nossa vida, temos autoridade para transmitir a Palavra da Verdade a outras pessoas.

Vejamos três importantes modelos de perseverança para o exercício de autoridade:

01. A submissão do soldado - V. 3-4

  • V. 3 - o bom soldado (timóteo) não desgarra do seu comandante (Paulo), pois sabe que acima dele está o general (Jesus) a quem presta contas de tudo. Existe uma diferença na autoridade entre o soldado e o comandante, mas se não houver unidade, mesmo sofrendo, o comando do General ficará prejudicado.

  • V. 4 - Um soldado não pode mais gozar a vida cômoda do civil. Ef 6.10-19. A sua farda/armadura deve estar impecável. Lembre-se, como cristãos estamos na ativa. Precisamos ser devotados, servindo destemidamente a Cristo.

02. A disciplina do atleta - V. 5 e 1Co 9.25-27

  • O atleta obedece às regras do jogo: Mt 5.37 Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.

  • Tg 5.12 Não queira convencer os outros pelo que você acha, pelo que os outros disseram ou porque tal igreja diz. É tudo pela Palavra.

  • O atleta investe tempo exclusivo para o preparo físico, cuida da saúde - 2ª Tm 2.15; 1ª Ts 5.23.

  • Um concorrente pode ser entusiasta, mas se não estiver disposto a enfrentar treinamento e disciplina, não obtém prêmio nenhum.

  • Será por isso que o testemunho de alguns crentes fracassa, quando se vêem pressionados pelos negócios desta vida (v.4a)?

03. A perseverança do lavrador - V.7

  • O lavrador deve primeiro arar a terra, plantar e depois colher. Tomando todos os cuidados certamente terá uma colheita abundante.

  • Quem trabalha arduamente na lavoura do SENHOR, colherá vidas para Jesus.

  • A perseverança no serviço do lavrador, chova ou faça sol, é o que determina a colheita. O serviço talvez seja monótono, mas acaba alegrando o seu coração, com um ótimo resultado.

Conclusão

  • 2Tm 2.7,8,12 Pondera o que acabo de dizer, porque o Senhor te dará compreensão em todas as coisas. 8 Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho; 12 se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará;

  • É Ele o modelo, e é Ele que fornece a Graça que nos capacita para um final feliz.